Saturday, March 17, 2007

Aventura ao Camões

Saímos no sábado cedinho para rumos ainda não navegados (pelo menos por mim). A ideia era aproveitar os ventos e marés para tentar um "mergulho no azul" sobre a montanha de Camões - um baixio com cerca de 40m de profundidade a 15 milhas para oeste do cabo da Roca - mas as coisas não estiveram de feição, o vento para a viagem até ajudou, soprando favorável de leste para lá e de norte para cá, se bem que a suposta calmaria que estava prevista para as 14:00 chegou mais cedo e a nortada também que ajudada pelas ondas de cerca de 2m não facilitavam as coisas.
Para ajudar, o meu companheiro de mergulho enjoou e não estava em condições de se levantar sequer. Valeu o passeio e a exploração das várias profundidades. Para a Graça e o Farinha, foi pena não termos encontrado a esplanada com os coqueiros para encostarmos conforme tinham ouvido falar, mas gostaram da viagem.

Mesmo assim e à chegada a Cascais, com o Ricardo já operacional, lá aproveitamos para utilizar as garrafas e ainda demos 2 mergulhos. No primeiro, só vimos areia, falhamos o "spot"; no segundo, após um precioso reboque do Velox, lá vimos algumas coisinhas e aproveitamos até quase ao pôr do sol.
Tenho de agradecer a todos os marinheiros, especialmente ao "Patrão Lopes" pelo belo dia que se passou e que acabou com um merecedor jantar no "Skipper" para recompor as nossas merecidas forças.

Tuesday, March 13, 2007

Os meus convidados





O VELOX tem tido 2 tipos de utilizações: A competição e o lazer.
A competição tem sido de uma maneira geral assegurada pelo Fernando Miguel e a sua equipa.
Eu tenho-me dedicado mais ao lazer.
E que melhor utilização para o lazer que conseguir partilha-lo com os amigos, associando as modalidades de iniciação, passeio e formação num único conjunto.
Das várias tripulações que por ele têm passado desde a sua aquisição por nós em 5 de Maio de 2004, uma houve que se destacou, não só pela sua juventude, como pelo prazer sentido na curta volta que com eles dei - as famílias Santos e Louro.
Fazem parte das recordações do Diário de Bordo por nós religiosamente mantido vivo, 2 DVDs cuidadosamente elaborados por cada uma das famílias e oferecidas como recordação do evento que ocorreu em 24 de Julho de 2005, já para não falar de uns quantos desenhos elaborados pelas tripulantes mais jovens.
Velamos o que consta da página desse "Diário De Bordo":

Obrigado pelo convite! Fabulosa experiência! Adoraria repeti-la com melhor tempo! Obrigado pela simpatia e pela vontade de partilhar conhecimentos!
Excelente embarcação! Muitos parabéns!
Paula Santos

A nossa 1ª vez a bordo...
Viemos muito entusiasmados, não é todos os dias que recebemos um convite destes!
Munidos de farnel e máquinas fotográficas chegamos à Marina de Cascais pelas 11:00h. Lá estava o Eng. Cardoso Lopes imponente tal e qual Patrão de Alto Mar. Partimos cerca de meia hora depois (11:30h). A Inês foi convidada a conduzir o barco, o Paulo e o Fernando ajudaram com "as cordas". Passamos por Carcavelos Estoril e aí já não digo nada! A minha indisposição era a pior da minha vida, desci ao convés e aí tudo piorou! Suores frios, náuseas. Tudo o que uma má disposição pode ter! Mas tudo se resolveu com uns maravilhosos comprimidos que o Eng. C. Lopes retirou da mala dos 1ºs socorros. A partir daí foi uma maravilha! Voltei a rir à gargalhada!
Chegamos pelas 17:00h. Lanchámos, bisbilhotámos o Diário de Bordo e aqui estou eu super contente com este convite que não vou esquecer. A primeira vez é sempre especial!
Muito obrigada
Paula, Inês Louro, Beatriz, Paulo

Os meios técnicos deste "site" não permitem que os meus leitores desfrutem da imaginação, criatividade e qualidade com que os DVDs foram feitos (ou então eu, aprendiz de feiticeiro destas lides, não consegui traze-los para cá tal como são). Assim, apenas me resta transcrever algumas das fotografias que um deles contém e agrupa-las tal como lá vêm em:
Levantar âncora
Vedetas
Visitas
Regata
Social




Saturday, March 10, 2007

Passeio exploratório

No sábado, dia 10 de Março, véspera do aniversário da nossa afilhada Grace, estava um dia lindo. Resolvemos, então, ir dar um passeio de Velox, mais uma vez com um objectivo fisgado de avistar uns golfinhos. Porém, também mais uma vez estes teimaram em não aparecer. Estou convencida que eles não vão muito à bola com a ondulação e a sujidade que persiste em continuar, até no alto mar. Aliás, estou covencida que o enxame de moscas e mosquitos pelos quais fomos invadidos em pleno mar alto, é resultado de tanta falta de tratamento do ambiente. A culpa é do senhor Pinto de Sousa, só pode. Quem sabe se foi ele que também proibiu estes maravilhosos mamíferos de aparecerem por cá, pois deveriam que ter de pagar imposto de qualquer coisa!
Bom, nada vimos de bonito, apenas o mar alteroso, sendo já um acontecimento normal e belo, o sol e, finalmente, este a pôr-se.
Aí, entrámos na marina, acostámos o barco e, eis senão quando, aparece o Cardoso Lopes, visita inesperada, mas simpática!

Sunday, March 4, 2007

Peixe-Lua, Mola mola (Linnaeus,1758)


Sábado, mais uma aberta no tempo que nunca mais arrebita, entre dias de trabalho e domingos de chuva felizmente lá se arranja um bocadinho para espairecer e "matar o bicho".
O mar continua chato com ondulação de sudoeste e vento fraco do quadrante sul, o que vale é que a habituação já nos impede de enjoar.
Deve ser por estarem estas condições que os golfinhos ainda não apareceram, se calhar está melhor tempo onde se encontram.
No entanto, ao que parece, somos brindados por outros habitantes também estes peculiares. Facilmente confundidos com sacos de plástico brancos, os Peixe-lua, devem ser bastantes por estas bandas pois devemos ter visto cerca de 6, dos quais alguns por estarem talvez a descansar na altura à tona da água permitiram a nossa aproximação antes de mergulharem de vez para o fundo, dando-nos algumas fotografias como esta.
Ou isso ou por ser dia de eclipse da lua...