Saturday, July 28, 2007

Jantar Velox 27-07-2007

Mais um jantar convívio, desta vez a bordo e com o regresso dos noivos Francisco e Ana Filipa que já não são noivos, são marido e mulher. Com a "casa" cheia não faltou comida para ninguém pois a distribuição combinada funcionou na perfeição.

Saturday, July 21, 2007

E os dias bons não chegam

A ideia era ir dar um passeio par aproveitar o fim-de-semana, mas o tempo não estava nada convidativo. O vento estava fresco, em intensidade e temperatura, com velocidade de 24 nós na Marina, decidimos então ficar por ali a descansar e esperar por melhores dias...

Thursday, July 12, 2007

Certificado ORC

Novo Certificado agora corrigido e com genoa de enrolar. Vamos lá ver se recomeçamos as regatas e obtemos bons resultados

Saturday, July 7, 2007

Cascais ISAF 2007

Apesar de ter seguido com atenção o decorrer das provas do Campeonato do Mundo de Classes Olímpicas só hoje conseguimos realmente estar no local e ver algumas regatas ao vivo. O Velox andou à volta dos campos de regata a ver a o desenrolar da acção. Fomos ver as regatas de Star, onde a oscilação e inconsistência do vento estava a dificultar a vida à comissão de regata e aos próprios concorrentes. Demos por isso um pulinho ao campo dos 470 que estava mesmo ali ao lado para ver algumas largadas das várias frotas. No regresso e com o vento sempre a aumentar ainda deu para ver algumas rondagens da bóia de barlavento da classe 49er onde a intensidade do vento e as rajadas que se faziam sentir junto à costa proporcionaram um belo espectáculo com uma série de barcos a dar cambalhotas a uma velocidade quase estonteante.

Saturday, June 30, 2007

Maria

Foi a estreia da Maria nas lides marítimas, a cadela do Rui e da Nelinha. Ao princípio estava um pouco receosa e desconfiada com o que se estava a passar. O que era aquilo, um espaço confinado com água à volta e que ainda por cima oscilava sem grandes critérios à medida que se deslocava. Após uma volta de acompanhamento guiada para lhe mostrar onde podia andar, desde o costado até à proa, chamando a atenção aos obstáculos existentes de cabos, moitões, etc. que era necessário evitar começou a sentir-se mais à vontade, até demais em algumas situações onde o vento já adornava mais o barco e ela insistia em ir dar a voltinha, correndo o risco de ir dar um mergulho. O problema seria depois voltar para o barco.
Fundeámos, comemos uma bucha, o Rui até passou pelas brasas e regressámos à Marina. A Maria portou-se bem e tem potencialidades para se tornar uma verdadeira marinheira, é necessário continuar.

Saturday, June 16, 2007

O Regresso de Sesimbra

Como o tempo não estava a ajudar nada e a previsão para domingo não era melhor, resolvemos ir de abalada para cascais e aproveitar o fim de dia na marina. Ficamos ainda a dormir no barco, para aproveitar as mini-férias até ao fim. A viagem foi agreste, sem sobressaltos mas a ondulação e a chuva não ajudavam. Andamos quase sempre a motor e à vela. Mas apesar das águas revoltas a Graça ainda passou pelas brazas deitada no convés.

Wednesday, June 13, 2007

Até que enfim!!!

Foi preciso aventurarmo-nos pelo interior do rio Sado para conseguirmos avistar os Golfinhos que tanto procurámos ao longo das várias saídas este ano. Estes mamíferos devem ser um pouco menos inteligentes dos que costumamos avistar no mar pois não se aproximavam tanto e tinham maior tendência para procurar os barcos a motor.
Valeu a pena e ainda levámos com o vendaval de regresso à saída em direcção à nossa base de férias - Sesimbra.

Sunday, May 20, 2007

Viagem à volta do vento...

No meio das aventuras surfísticas do Miguel e da indecisão do Ricardo Lopes em entrar na água (eu bem o percebo, 15 graus, não é propriamente a água das Caraíbas) continuávamos às voltas de apoio ao Miguel, que se misturava com os "Prós" mundiais do surf. Não esquecer que entre eles, para além do Miguel Lopes, também se encontrava o não menos grande português, João Rodrigues, que habitualmente é o representante de Portugal nestas andanças.
Bom, o Ricardo lá foi até à água onde se sentiu imediatamente congelado mas mesmo assim lá ficou a tentar fazer water starting, não sendo, porém, o melhor vento para ensinar quem ainda não tem o treino suficiente. Ele esforçou-se, mas acreditem que um dia ele vai conseguir!
Também tenho que falar um pouco de mim própria, pois, para além do apoio logístico, mantendo o barco às voltinhas com famosas aproximações ao surfistas, fui fazendo a reportagem fotográfica que, com o balaço do barco, também não era do mais fácil.
Quanto ao outro Ricardo, pessoa bastante simpática, também fez uma reportagem fotográfica, mas mais ao ambiente e à costa do Estoril vista do mar, o que foi baptismo para o mesmo. Estava um bocado de frio e lá viemos embora até ao Skipper tomar qualquer coisa.
É verdade, decorria junto à Marina, e controlada por velejadores em terra um regata de barcos telecomandados bem engraçada.
E é tudo por agora, beijinhos.

Windsurf no Velox

Sábado dia 19-5. Estava vento e resolvi experimentar uma utilização adicional para o Velox. Para o mergulho já estava confirmado que dava, agora ficou também apto a servir de apoio ao windsurf. Levamos o material no convés atado aos varandins, prancha de um lado e velas, mastro e retranca no outro. Primeiro demos umas voltinhas só com a genoa rizada (no segundo rizo devido ao vendaval que chegou aos 27 nós) para aproveitarmos o dia. Depois com a ajuda dos Ricardos (o Lopes e o Gomes) e da Graça também, montamos o material sem grandes complicações, só demorando mais algum tempo por ser a 1ª vez. Depois fui com tudo para dentro de água dar umas voltas na baía de Cascais. Estava muito bom e diverti-me imenso. O Ricardo Lopes ainda tentou fazer waterstart mas em vão, temos de tentar novamente mas num local mais fácil. A tripulação portou-se muito bem ora a motor, ora à vela, de um lado para o outro a dar o apoio necessário. Andavam por lá em treinos os windsurfistas internacionais para as regatas de Cascais, e o que para mim não era fácil, para eles, com umas velas 2 vezes maiores do que a minha e uma prancha tipo "bacalhau" andavam com uma facilidade que até fazia confusão. Mas é a obrigação deles...

Parabéns a você...



O VELOX fez no passado dia 5 de Maio 3 anos que está connosco.
Contrariamente ao que se diz - que um barco só dá aos seu donos 2 dias de prazer: um no dia em que se compra e outro no dia em que se vende - este, tem sido diferente, pois tem-nos proporcionado muitos e muitos dias de felicidade.
Para recordar este evento, relembro a primeira fotografia minha a bordo, rodeado pelas mulheres mais importantes da minha vida.

A terceira geração a bordo




Em 11-05-2007 a minha neta mais velha teve folga na escola.
Aproveitou para dar comigo uma volta no VELOX.
Já sabe tirar o barco do seu lugar na marina, seguindo os "procedimentos" escritos que estão a bordo, o que a deixa muito orgulhosa.
Demos uma volta junto às falésias a Oeste de Cascais, passando frente ao farol de Santa Marta, à Boca do Inferno, ao farol da Guia e demos meia volta frente à lage do Ramil - plataforma rochosa, somente visível na baixa mar, onde os militares ao serviço do Duque d’Alba desembarcaram em Julho de 1580 para fazerem valer os direitos de Filipe II de Espanha.
No regresso, resolveu tirar apontamentos das coisas que aprendeu.
Fernando Lopes

Thursday, May 3, 2007

Sesimbra 2007

Pois lá fomos nós para mais uma regata a sesimbra. O Nuno foi para baixo no dia 25 e veio para cima no dia 29, só não pode ir à regata de sábado na baía de sesimbra.
Não foi como no ano passado. Apesar do tempo estar muito melhor, as classificações foram piores pois no ano passado ganhámos as 3 regatas, logo... este ano só podiam piorar. A residencial até era jeitosa, com quartos grandes e pequeno almoço. Não era como no hotel do mar mas este ano foi mesmo só para dormir de sábado para domingo.

Ainda por cima, por causa da bóia, ou da falta dela que se foi embora com o vento e a corrente, a regata de sábado foi anulada. Ao fim de 2 horas de grande luta com ventos fortes (ainda íamos sensivelmente a meio da regata) estando nós muito bem classificados, a ver pelas posições dos nossos adversários, recebemos a notícia via rádio do cancelamento e que iriam proceder a nova largada, a ver se conseguiam distribuir uns prémiozitos.
Tivemos a grande ajuda e apoio de mar e terra do Cardoso Lopes, que aproveitou uns dias e o facto de este ano o barco ter conseguido ficar atracado na marina para fazer umas mini-férias. Pelos visto compensou pois este ano foi ainda o único a ver golfinhos que pelos vistos foram para aquelas bandas.

Sunday, April 22, 2007

Já cheira a bom tempo

Até parece que o bom tempo já veio para ficar. Só que a água ainda está fria e nem apetece ir a banhos.
Fomos aproveitar o belo dia para um passeio de lazer só de genoa após uma manhã de mergulho nos destroços do hildebrand. A Graça só não dormiu porque não calhou. Ainda avistamos um peixe lua enorme que fugiu tal foi a violência da nossa aproximação.

Saturday, April 21, 2007

Nova Afinação

Após no fim de semana passado ter andado a afinar os brandais do mastro, com o meu pai, de modo a ficarem como julgo ser melhor (ajudado pelas informações disponíveis na internet sobre frotas de barcos iguais) aproveitamos este sábado para acabar os últimos ajustes nos brandais superiores com uma subida ao mastro e protecção das partes sensíveis com tape.
Posto isto fomos experimentar as inovações e seus resultados. Aparentemente está óptimo, mas não tínhamos mais ninguém para poder comparar os incrementos de "performance" esperados. Vamos ver na próxima regata.....
Nos bem andámos a espreitar e observar se o mastro estava direito e se a sua curvatura se desenvolvia para onde era suposto, como se pode ver na fotografia.

Saturday, April 14, 2007

Antes e Depois


Já estava a precisar de uma banhoca... e como podem ver, mesmo com alguma boa vontade de esfregadelas nos mergulhos efectuados, já se estavam a criar ecosistemas.
Não serve de desculpas mas quem sabe se teve influência na ultima regata...

Saturday, March 17, 2007

Aventura ao Camões

Saímos no sábado cedinho para rumos ainda não navegados (pelo menos por mim). A ideia era aproveitar os ventos e marés para tentar um "mergulho no azul" sobre a montanha de Camões - um baixio com cerca de 40m de profundidade a 15 milhas para oeste do cabo da Roca - mas as coisas não estiveram de feição, o vento para a viagem até ajudou, soprando favorável de leste para lá e de norte para cá, se bem que a suposta calmaria que estava prevista para as 14:00 chegou mais cedo e a nortada também que ajudada pelas ondas de cerca de 2m não facilitavam as coisas.
Para ajudar, o meu companheiro de mergulho enjoou e não estava em condições de se levantar sequer. Valeu o passeio e a exploração das várias profundidades. Para a Graça e o Farinha, foi pena não termos encontrado a esplanada com os coqueiros para encostarmos conforme tinham ouvido falar, mas gostaram da viagem.

Mesmo assim e à chegada a Cascais, com o Ricardo já operacional, lá aproveitamos para utilizar as garrafas e ainda demos 2 mergulhos. No primeiro, só vimos areia, falhamos o "spot"; no segundo, após um precioso reboque do Velox, lá vimos algumas coisinhas e aproveitamos até quase ao pôr do sol.
Tenho de agradecer a todos os marinheiros, especialmente ao "Patrão Lopes" pelo belo dia que se passou e que acabou com um merecedor jantar no "Skipper" para recompor as nossas merecidas forças.

Tuesday, March 13, 2007

Os meus convidados





O VELOX tem tido 2 tipos de utilizações: A competição e o lazer.
A competição tem sido de uma maneira geral assegurada pelo Fernando Miguel e a sua equipa.
Eu tenho-me dedicado mais ao lazer.
E que melhor utilização para o lazer que conseguir partilha-lo com os amigos, associando as modalidades de iniciação, passeio e formação num único conjunto.
Das várias tripulações que por ele têm passado desde a sua aquisição por nós em 5 de Maio de 2004, uma houve que se destacou, não só pela sua juventude, como pelo prazer sentido na curta volta que com eles dei - as famílias Santos e Louro.
Fazem parte das recordações do Diário de Bordo por nós religiosamente mantido vivo, 2 DVDs cuidadosamente elaborados por cada uma das famílias e oferecidas como recordação do evento que ocorreu em 24 de Julho de 2005, já para não falar de uns quantos desenhos elaborados pelas tripulantes mais jovens.
Velamos o que consta da página desse "Diário De Bordo":

Obrigado pelo convite! Fabulosa experiência! Adoraria repeti-la com melhor tempo! Obrigado pela simpatia e pela vontade de partilhar conhecimentos!
Excelente embarcação! Muitos parabéns!
Paula Santos

A nossa 1ª vez a bordo...
Viemos muito entusiasmados, não é todos os dias que recebemos um convite destes!
Munidos de farnel e máquinas fotográficas chegamos à Marina de Cascais pelas 11:00h. Lá estava o Eng. Cardoso Lopes imponente tal e qual Patrão de Alto Mar. Partimos cerca de meia hora depois (11:30h). A Inês foi convidada a conduzir o barco, o Paulo e o Fernando ajudaram com "as cordas". Passamos por Carcavelos Estoril e aí já não digo nada! A minha indisposição era a pior da minha vida, desci ao convés e aí tudo piorou! Suores frios, náuseas. Tudo o que uma má disposição pode ter! Mas tudo se resolveu com uns maravilhosos comprimidos que o Eng. C. Lopes retirou da mala dos 1ºs socorros. A partir daí foi uma maravilha! Voltei a rir à gargalhada!
Chegamos pelas 17:00h. Lanchámos, bisbilhotámos o Diário de Bordo e aqui estou eu super contente com este convite que não vou esquecer. A primeira vez é sempre especial!
Muito obrigada
Paula, Inês Louro, Beatriz, Paulo

Os meios técnicos deste "site" não permitem que os meus leitores desfrutem da imaginação, criatividade e qualidade com que os DVDs foram feitos (ou então eu, aprendiz de feiticeiro destas lides, não consegui traze-los para cá tal como são). Assim, apenas me resta transcrever algumas das fotografias que um deles contém e agrupa-las tal como lá vêm em:
Levantar âncora
Vedetas
Visitas
Regata
Social




Saturday, March 10, 2007

Passeio exploratório

No sábado, dia 10 de Março, véspera do aniversário da nossa afilhada Grace, estava um dia lindo. Resolvemos, então, ir dar um passeio de Velox, mais uma vez com um objectivo fisgado de avistar uns golfinhos. Porém, também mais uma vez estes teimaram em não aparecer. Estou convencida que eles não vão muito à bola com a ondulação e a sujidade que persiste em continuar, até no alto mar. Aliás, estou covencida que o enxame de moscas e mosquitos pelos quais fomos invadidos em pleno mar alto, é resultado de tanta falta de tratamento do ambiente. A culpa é do senhor Pinto de Sousa, só pode. Quem sabe se foi ele que também proibiu estes maravilhosos mamíferos de aparecerem por cá, pois deveriam que ter de pagar imposto de qualquer coisa!
Bom, nada vimos de bonito, apenas o mar alteroso, sendo já um acontecimento normal e belo, o sol e, finalmente, este a pôr-se.
Aí, entrámos na marina, acostámos o barco e, eis senão quando, aparece o Cardoso Lopes, visita inesperada, mas simpática!

Sunday, March 4, 2007

Peixe-Lua, Mola mola (Linnaeus,1758)


Sábado, mais uma aberta no tempo que nunca mais arrebita, entre dias de trabalho e domingos de chuva felizmente lá se arranja um bocadinho para espairecer e "matar o bicho".
O mar continua chato com ondulação de sudoeste e vento fraco do quadrante sul, o que vale é que a habituação já nos impede de enjoar.
Deve ser por estarem estas condições que os golfinhos ainda não apareceram, se calhar está melhor tempo onde se encontram.
No entanto, ao que parece, somos brindados por outros habitantes também estes peculiares. Facilmente confundidos com sacos de plástico brancos, os Peixe-lua, devem ser bastantes por estas bandas pois devemos ter visto cerca de 6, dos quais alguns por estarem talvez a descansar na altura à tona da água permitiram a nossa aproximação antes de mergulharem de vez para o fundo, dando-nos algumas fotografias como esta.
Ou isso ou por ser dia de eclipse da lua...

Monday, February 26, 2007

INÍCIO

Finalmente entrei cá.
Depois deste esforço, vou pensar no modo de abrilhantar isto.
Por hoje, chega.
Fernando Lopes

Saturday, February 24, 2007

Finalmente depois da espera


Pois lá conseguimos finalmente aproveitar uma brecha no tempo para irmos dar uma voltinha. Apesar da ondulação que era muita e que rebentava violentamente na costa de Cascais não nos intimidámos e rumámos ao largo. Havia regatas de Dragões, cheias de internacionais, deviam ser mais de 20, o que com a ondulação e vento fraco (7 nós) tornava-se mais complicado.
Dos golfinhos nada feito, ainda não devem ter regressado das suas férias, mas em compensação avistamos 2 peixes lua, mais conhecidos por "mola mola" mas quando nos tentavamos aproximar muito desapareceram. Vá-se lá saber porquê...

Monday, February 19, 2007

Com um tempo destes...


Com um tempo destes nem carnaval, nem uma voltinha de barco. Está bom mesmo é para ficar em casa.
Aproveitei para por isto a funcionar, já estava previsto há algum tempo, mas ainda não tinha percebido como isto funcionava.
Ainda não está a 100% mas já dá para qualquer coisa.